Atas das 5as Conferências do Museu de Lamego/CITCEM online

Em 2017, o debate centrou-se na “Arte e Imagem no Douro”. Em 2018 chegam as Atas das 5ªs Conferências do Museu de Lamego/CITCEM, em forma de e-book, de acesso livre, que ao longo de oitenta páginas olham para a região à luz da História e da História da Arte. Disponível para download.

Pelo quinto ano consecutivo, o Museu de Lamego volta a disponibilizar online as Atas das suas Conferências, no ano do seu ano de Centenário subordinadas ao tema “Douro Interior/Exterior: Arte e Imagem”. O encontro, que voltou a assumir-se como um espaço de debate e partilha da atividade científica desenvolvida em torno do território duriense, debateu novas perspectivas de estudo para a região, passando pela forma como o Douro se vê a si próprio e como é visto pelo exterior.

As Conferências do Museu de Lamego/CITCEM procuraram em 2017 expressar novas preocupações dos investigadores sobre temáticas como Representação, Espaço, Imagem e Práticas, procurando recuperar conceitos e ideias que têm sido tratadas dicotómica ou individualmente, como erudito/vernacular, «cultura popular», rio, vinho/vinha, entre outros, questionando-as para propor novas perspetivas de investigação.

As Conferências resultam de uma parceria entre o Museu de Lamego e CITCEM – Centro de Investigação Transdisciplinar «Cultura, Espaço e Memória» da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.