Horário: Todos os dias. Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. (Aberto, parcialmente, devido às obras de reabilitação do edifício)

Cálice

Cálice

Notável peça de ourivesaria para uso em pontificais e festas solenes presididas pelo bispo, o cálice tem sido atribuído ao ourives de Coimbra, Simão Ferreira, autor de um outro cálice pertencente à capela dessa Universidade com o qual partilha a mesma forma e gramática decorativa. A razão da vinda desta peça para Lamego talvez se deva a D. Martim Afonso Melo (1601-1613), futuro bispo de Coimbra, ou a D. Martim Afonso Mexia que ocupou a mitra lamecense um pouco mais tarde, em 1615, mas de quem, desde cedo, se conhecem constantes relações com a Universidade.

Profusamente decorado, na base do cálice surgem, em três cartelas, as representações relevadas de Cristo, de São Miguel e do Santo Sudário, alternadas por querubins. A inclusão de pequenas campainhas, tintinábulos, a pender da copa, associam ao momento da elevação do cálice a sonoridade, reforçando a solenidade do momento.

 

Atribuído ao ourives Simão Ferreira

Coimbra (?)

1601-1615

Prata dourada, fundida, cinzelada, relevada e incisa. Cabochões

Proveniente da Catedral de Lamego

Inv. ML142