Estudo da Casa Nobre na Cidade de Lamego online

[Faça DOWNLOAD | EstudoCasaNobreLamego  ]

Começaram a marcar presença na paisagem urbana da cidade de Lamego a partir do século XVII. As de maior impacto visual na paisagem chegam nos séculos XVIII e XIX. Falamos das casas nobres de Lamego agora estudadas, em sede de mestrado em História de Arte Portuguesa, por Ana Rita Moreira, no âmbito de um estágio desenvolvido no Museu de Lamego. O resultado final é agora revelado com a publicação de “O Estudo da Casa Nobre na Cidade de Lamego”, em forma de e-book, de acesso livre.

Ao todo foram 20 as casas que a autora estudou, apresentadas no catálogo analítico, com a análise de cada uma, desde o momento da sua construção até à atualidade, com uma especial atenção às intervenções ocorridas durante os séculos XX e XXI.

A publicação online de “O Estudo da Casa Nobre na Cidade de Lamego” é ainda o culminar de um percurso de colaboração que juntou o Museu de Lamego e o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, tendo por objetivo criar as condições necessárias à concretização um projeto de mestrado ambicioso e à partida difícil logisticamente de realizar, uma vez que o estudo dos edifícios pressupunha a entrada nos mesmos, sobrepondo o espaço de estudo com espaços pessoais e familiares.

Sob orientação científica da Professora Doutora Lúcia Rosas e coorientação do Professor Doutor Manuel Joaquim Moreira da Rocha, e o Museu de Lamego como base de apoio local, Ana Rita Moreira conseguiu durante o ano de 2016 analisar quase a totalidade das Casas Nobres da cidade de Lamego, estendendo-se por 2017 o estudo e interpretação dos dados recolhidos.

Concluída com sucesso a prova académica e na continuidade do esforço que o Museu de Lamego tem desenvolvido na área editorial online, impôs-se de forma natural a publicação de “O Estudo da Casa Nobre na Cidade de Lamego”, pela importância e pertinência do tema e concordância geográfica com a sua área de atuação, encerrando um ciclo, do apoio à realização do estágio de mestrado à publicação dos resultados.

A publicação contou com o apoio da Direção Geral do Património Cultural e do Centro Português de Fotografia através da imprescindível cedência de registos fotográficos históricos e da Liga dos Amigos do Museu de Lamego, como mecenas editorial do Museu de Lamego.