Misericórdia de Lamego. 1519-2019 | Catálogo

Misericórdia de Lamego. 1519-2019 | Depois da exposição, o catálogo

Dia 20 de abril assinala-se o 501.º aniversário da Misericórdia de Lamego.

Depois do ano passado, no dia Internacional dos Museus (18 de maio), termos apresentado uma exposição evocativa dos 500 anos da fundação da Misericórdia em Lamego, a publicação do catálogo vem dar forma definitiva à exposição e ao esforço de síntese e contextualização imprimido à sua organização.

Reúne, o catálogo que, a partir de hoje se encontra disponível para venda online, as entradas de onze investigadores especialistas nas áreas da História, História da Arte e da Conservação e Restauro distribuídas por quatro capítulos temáticos: «O Hospital da Misericórdia num testamento de 1597»; A encomenda e os artistas»; «Beneméritos» e «Reformar. Modernizar», aos quais foi adicionado mais um, que não teve presença na exposição, dedicado a retabulária dispersa.

As entradas de catálogo são antecedidas por dois artigos, de âmbito mais abrangente, sobre a implantação da Misericórdia na cidade quinhentista e sobre a importância da encomenda artística no desenvolvimento destas confrarias.

O volume é complementado por textos de caráter informativo e formativo, sobre as intervenções de conservação e restauro realizadas entre 2016 e 2019 em pelas que figuraram na exposição, numa oportunidade de alargar o conhecimento sobre as mesmas a uma perspetiva multidisciplinar e o de divulgar trabalhos levados a efeito em circunstâncias que ultrapassaram o contexto específico da exposição.

A publicação impressa poderá ser adquirida online através do preenchimento do formulário em https://forms.gle/U7EjhtK8acwxvsTP6