Museu publica tese académica

Em 2013, o Museu de Lamego o Museu de Lamego publicava o seu primeiro e-book, de acesso livre, partilhando conhecimento e cumprindo o objetivo de chegar ao maior número de pessoas possível. Entre atas, catálogos de exposição, revistas de inventário ou restauro, já são mais de três dezenas as obras publicadas. Em 2018, o museu publica pela primeira vez uma tese de mestrado com o título “O Mosteiro de São João de Tarouca e a Arqueologia da Arquitetura: o “Aljube”.

A investigação de Sofia Catalão, que constituiu a sua tese de mestrado em Arqueologia defendida na Universidade do Minho, oferece uma descrição detalhada e rigorosa do edifício do “Aljube” conservado e uma proposta de interpretação da sua evolução arquitetónica, desde a sua origem comprovadamente medieval até à atualidade.

Sobre o edifício do “Aljube” do Mosteiro de São João de Tarouca pouco se sabia, por um lado devido à escassa informação arquivística e, por outro, porque apenas foi realizada uma escavação arqueológica parcial ao edifício, aproveitando a intervenção em 2005 de desaterro, reaprumo, reconstrução e consolidação de paredes.

Na falta de informação documental ou arqueológica, Sofia Catalão, arqueóloga que integrou a equipa de escavação do Mosteiro de São João de Tarouca, teve a iniciativa de tomar à sua responsabilidade o estudo do “Aljube”, optando pelo desenvolvimento de um estudo na ótica da Arqueologia da Arquitetura.

Os resultados agora apresentados em sede de Mestrado e que a Direção Regional de Cultura do Norte, Museu de Lamego e Vale do Varosa publicam em forma de e-book, de acesso livre, desvendam ao público os “segredos” guardados durante tantos anos pelo enigmático edifício do “Aljube”.

Faça download…