Orquestra Juvenil de Gaia apresenta concerto inclusivo

No próximo dia 19 de maio a Orquestra Juvenil de Gaia regressa ao Museu de Lamego para um concerto inclusivo. Mais de meia centena de jovens músicos vão estar em palco, num evento integrado nas comemorações do Dia e Noite dos Museus. A partir das 17h00, a orquestra apresenta-se como um projeto socioeducativo consolidado, baseado na aprendizagem coletiva, um “Lugar Único para a Música”.

A Orquestra Juvenil de Gaia resulta de uma parceria entre escolas do ensino regular, do concelho de Vila Nova de Gaia, dos 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, onde os alunos encontram espaço de participação e de desenvolvimento das suas práticas, numa perspetiva de intercolaboração.

Marca de Interesse Estratégico Educativo (IEE), trata-se de um projeto musical de inclusão, onde as crianças e jovens, sem possibilidade de acesso à fruição musical, adquirem oportunidades de partilha dos seus sentimentos, das suas vontades, caminhando para o exercício da responsabilidade individual e coletiva.

A Orquestra Juvenil de Gaia final estará em palco no dia 19 de maio, no Museu de Lamego, num evento que conta com o apoio das Galerias Mira (Campanhã, Porto), embaixadoras do museu.