Retábulo de São João Evangelista | O CATÁLOGO

O catálogo de “A Glorificação do Divino” veio em 2015 fechar um ciclo iniciado em novembro de 2013, com o restauro do retábulo de São João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego. O processo de restauro, que se revestiu de uma importância extraordinária, considerando o relevo histórico e artístico do conjunto a restaurar, entre estrutura, talha dourada, pintura e escultura, constituiu ainda uma oportunidade única de sensibilização do público para a importância da conservação das obras de arte, por todo o processo ter sido realizado “ao vivo”.

Como não poderia deixar de ser, o restauro das 19 esculturas levaria, no ano seguinte, à conceção de uma exposição temporária, a que se juntaram outras esculturas barrocas do museu, num total de 26. Pela primeira vez, as esculturas puderam ser observadas na sua verdadeira tridimensionalidade, ganhando outra dimensão, aproximando-se do público, sublinhando a expressão plástica e iconográfica da escultura portuguesa dos séculos XVII e XVIII.

O catálogo, em forma de e-book, de acesso livre, procura ser uma síntese de todo este percurso, um documento testemunho quer do restauro, quer da exposição daí resultante. Por isso mereceu em 2016 a distinção da APOM, Associação Portuguesa de Museologia, na categoria “Melhor Comunicação Online”.

Faça download…