Retábulo de São João Evangelista | O RESTAURO

Datado do séc. XVII, mas profundamente alterado na primeira metade da centúria seguinte, o retábulo de São João Evangelista, proveniente do extinto Convento das Chagas de Lamego, foi alvo de um processo de conservação e restauro que implicou a desmontagem integral, recuperação de todo o espólio e posterior remontagem.

Dividida entre o atelier e as salas do Museu de Lamego, a equipa da Detalhe, Lda. trabalhou ao vivo, proporcionado uma experiência distinta a todos os que visitaram o museu, promovendo a sensibilização do público para a importância da preservação do património.

Avaliado nos finais do século XIX em 320$000 réis, este retábulo era o maior e o mais valioso de todos que existiam no claustro do Convento das Chagas de Lamego que chegou a ser considerado um dos mais importantes e opulentos do norte de Portugal. No entanto, a extinção das ordens religiosas em 1834 acabaria por votar o espaço a um fim lento e anunciado, consumado com a morte da última clarissa em 1906.

Ao longo da intervenção foram realizados vídeos temáticos – “Um olhar sobre o restauro”-, de curta duração, que pretenderam ilustrar todo o processo.

“Um Olhar sobre o Restauro 1” (início)

“Um Olhar sobre o Restauro 2” (desmontagem do teto em caixotão)

“Um Olhar sobre o Restauro 3” (trabalho ao vivo)

“Um Olhar sobre o Restauro 4” (etiquetagem)