“Casas de Brasileiro” no museu agora até 14 de abril

As “Casas de Brasileiro” do fotógrafo Júlio de Matos podem agora ser visitadas no Museu de Lamego até ao dia 14 de abril. O prolongamento da exposição de fotografia, que apresenta “um país imaginário e ficcional, com um ligeiro sabor a trópicos”, constitui mais uma oportunidade de “viajar” por casas apalaçadas, exuberantes, numa espécie de repositório da arquitetura de torna-viagem, que integra três Casas de Brasileiro fotografadas em Lamego.

“[Lamego e as] Casas de Brasileiro” parte do trabalho fotográfico de investigação documental do também arquiteto Júlio de Matos que, ao mesmo tempo, presta homenagem aos construtores e proprietários destas habitações, que tiveram grande influência na modernização da arquitetura portuguesa na transição para o século XX.

É resultado do olhar sensível do fotógrafo, que vê a Casa de Brasileiro como “uma lição de afetos”, que é possível ver no Museu de Lamego até dia 14 de abril.

Integrada na programação paralela da exposição, também até dia 14, está patente a instalação “Ensaio Tropical”, da autoria da artista plástica Isabel Quaresma.

Entrada livre.