Jantar de Aniversário a 13 de abril – Inscrições abertas

Faça aqui a sua INSCRIÇÃO.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Jantar de Aniversário do Museu de Lamego, este ano no dia 13 de abril, assume novamente o formato de fundraising, voltando-se, nesta edição, para o restauro de duas importantes esculturas da segunda da segunda metade do século XVI. Em 2019, pela primeira vez, o museu convida uma instituição a fazer parte deste evento único. A Santa Casa da Misericórdia de Lamego aceitou o desafio, nos 500 anos da sua fundação.

Pela segunda vez este ano, Museu e Santa Casa juntam-se numa iniciativa de fundraising. Já em fevereiro, as duas instituições lançaram em conjunto uma campanha online que pretende devolver à fruição pública uma herança comum: as duas esculturas, à escala real, que outrora integraram o recheio da antiga igreja da Misericórdia de Lamego.

No ano em que assinala os 102 anos da sua fundação, oficialmente a 5 de abril, em dia de Jantar de Aniversário, este ano, agendado para o dia 13 de abril, o Museu de Lamego apela ao mecenato, sob o mote “seja mecenas”, num evento que constitui uma oportunidade única de fazer parte de um momento singular, sabendo que ao participar está a contribuir para o enriquecimento da coleção pública do Museu de Lamego, resgatando a memória que é de todos.

À semelhança das duas primeiras edições, durante o jantar serão apresentadas as últimas intervenções de conservação e restauro no Museu de Lamego, realizadas ao abrigo do projeto de fundraising “Conhecer Conservar Valorizar”, que já possibilitou a recuperação da gravura “África”, datada do século XVIII, das pinturas quinhentistas “Quo Vadis?”, “Flagelação de Cristo” e “Senhor da Cana Verde” e de um retábulo dedicado à Sagrada Família.

A verba angariada no próximo dia 13 de abril reverterá a favor da conclusão do restauro das esculturas que representam a “Flagelação de Cristo” e “Ecce Homo”. Nas reservas do Museu de Lamego, praticamente desde que integraram a sua coleção, têm agora uma oportunidade de regressar à exposição permanente do Museu de Lamego.

Com menu da Escola de Hotelaria e Turismo do Douro, serviço da Quinta do Paço, Espumante Raposeira e vinhos Casa de Santo António de Britiande, o Jantar de Aniversário do Museu de Lamego está marcado para as 19h30.

O desafio está lançado. A participação, no valor de 30 euros, está limitada a 70 lugares, mediante inscrição obrigatória.