CICLO DE FOTOGRAFIA LAMEGO E VALE DO VAROSA

A 7.ª edição do Ciclo de Fotografia do Museu de Lamego alarga-se este ano ao Vale do Varosa, com a realização de quatro exposições simultâneas: no Museu de Lamego, no Mosteiro de Santa Maria de Salzedas, na Torre Fortificada de Ucanha e no Convento de Santo António de Ferreirim.  Esta edição com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente é dedicada à viagem convocando os 500 anos da circum-navegação,  por Fernão de Magalhães.

A extensão do ciclo de fotografia aos monumentos do Vale do Varosa insere-se nas medidas de publicidade do projeto Vale do Varosa II, co-financiado pelo Norte2020.

As exposições, patentes até ao dia 23 de fevereiro de 2020,  inauguram dia 19 de outubro, sabádo, no seguinte horário:

“O mar que nos liga”

exposição coletiva (Encontros da Imagem)

Convento de Santo António de Ferreirim

“Há ir e voltar”

de Lucília Monteiro

Torre Fortificada de Ucanha

“A circum-navegação na palma da mão”

exposição coletiva de fotografia mobile

Mosteiro de Santa Maria de Salzedas

“Três cidades de Marrocos”

a partir das fotografias e livro de Vergílio Correia

Museu de Lamego

Curadoria: Manuela Matos Monteiro e João Lafuente

Organização: Museu de Lamego e MIRA FORUM

MANUELA MATOS MONTEIRO

Licenciada em Filosofia pela Universidade do Porto. Exerceu várias funções de consultadoria e auditoria no ME. É formadora de formadores na área de Metodologia de Trabalho de Projeto, Técnicas de Estudo entre outras.
É autora, desde a década de 80,  de vários manuais para o ensino secundário (Porto Editora) nas áreas da Psicologia e Psicossociologia. Na área da pedagogia publicou, vários livros e de materiais de apoio para os professores e alunos. Coordenou o NETPROF – Clube dos Professores Portugueses na Internet e dirigiu a revista 2:PONTOS. Para além da participação em congressos e conferências com comunicações é autora de vários artigos e ensaios em várias publicações relacionados com a educação e com a psicologia. Desenvolve desde a década de 70 trabalho fotográfico tendo participado em exposições coletivas e individuais. Tem vários prémios em concursos e já expôs em Portugal, Moçambique (Maputo e Beira), França (Paris e Bordéus), Bruxelas (Parlamento Europeu), Florença, Berlim (duas bienais de fotografia 2013 e 2016), Miami, Kansas City, Barcelona entre outras. Tem sido júri de vários concursos internacionais e nacionais de fotografia. Tem realizado curadoria de diversas exposições. É, com João Lafuente, a partir de 2019 curadora e organizadora do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa. Dirige desde 2013, com João Lafuente, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.

JOÃO LAFUENTE

Com formação em Matemática, dedica-se à fotografia desde a adolescência tendo trabalhos seus publicados em livros e revistas. Participou em exposições coletivas e realizou exposições individuais e em coautoria com Manuela Matos Monteiro. De entre as várias exposições produzidas podem-se destacar “Carnaval em Veneza”, “As Vindimas”, “A luz do Cristalino”, “Istambul – Roteiro da melancolia”, “ A Sul de Dakar”, Tropicana, Matanzas“, “Istambul e Lisboa – Roteiros da melancolia”, entre outras. De entre outras intervenções destaca-se o trabalho também em coautoria, sobre o Douro: fotografia oficial dos 250 anos da Região Demarcada do Douro e a exposição “Douro: o tempo e a terra” que esteve patente na Assembleia da República (com obras de Siza Vieira, José Rodrigues e Gracinda Candeias), no Parlamento Europeu, em Bruxelas, em Paris e Bordéus, em Maputo e na Beira (Moçambique), em várias zonas do Douro e no Porto. É, com Manuela Matos Monteiro, curador e organizador do Ciclo de Fotografia de Lamego e Vale do Varosa. Dirige, desde outubro de 2013, com Manuela Matos Monteiro, as galerias Espaço MIRA e MIRA FORUM no Porto e desde abril de 2017 a galeria MIRA | artes performativas.