Orquestra Juvenil de Gaia em imagens

As comemorações do Dia e da Noite dos Museus 2019 encerraram este domingo, 19 de maio, com a Orquestra Juvenil de Gaia. Oitenta crianças e jovens mostraram como a música pode ser um espaço de aprendizagem coletiva.

A ORQUESTRA JUVENIL DE GAIA, como experiência piloto, revela-se um projeto socioeducativo consolidado, com a marca de Interesse Estratégico Educativo (IEE), de inclusão, através da prática coletiva de música, numa parceria entre escolas do ensino regular do concelho de Vila Nova de Gaia, dos 1º, 2º, 3º ciclos e secundário, onde os alunos encontram espaço de participação e de desenvolvimento das suas práticas, numa perspectiva de intercolaboração.

Transformar este espaço de aprendizagem coletivo num Lugar Único para a Música é o objetivo deste projeto musical de inclusão, onde crianças e jovens, sem possibilidade de acesso à fruição musical, adquirem oportunidades de partilha dos seus sentimentos, das suas vontades, caminhando para o exercício da responsabilidade individual e coletiva, pela verdadeira partilha de experiências culturais e dinâmicas de aprendizagem.